O Métis é o Gestor de Risco da Advice, capaz de centralizar as informações, uniformizar os critérios e consolidar o RISCO, permitindo que as instituições obtenham um único score de seu CONTRAPARTE. Foi lançado em 2020, motivado pela Circular 3978 e Carta Circular 4001, ambas do BACEN. Atualmente, o Métis calcula e entrega o risco de forma UNIFICADA, atendendo as exigências de diversos órgãos reguladores.

 

Composição Métis

Gestão de Risco

Dimensões

4 relacionadas à Pessoa Física ou Jurídica classificáveis conforme os critérios e necessidade da instituição, sendo elas: Clientes, Colaboradores, Fornecedores e Parceiros de Negócio, utilizando, para efeito de classificação, os fatores de risco e questionários;

3 relacionadas ao Fator Transacional: Produtos, Canais e Ambientes, utilizando, para efeito de classificação, os questionários.

Fatores

 O Métis conta com 3 fatores de risco para que as instituições possam definir quais critérios utilizarão em cada dimensão.

Visão esquemática

KNOW N1¹

Conheça seu contraparte KYC.
Identificação, validação de informações cadastrais e monitoramento do cadastro de clientes, colaboradores, parceiros de negócios e fornecedores.

EGUARDIAN²

Monitoramento contínuo do comportamento financeiro de contrapartes, permitindo que as instituições estejam diligentes quanto as práticas nacionais e globais de prevenção à lavagem de dinheiro e financiamento do terrorismo (PLD-FT).

RISC³

Central de Risco Reputacional Advice, capaz de uniformizar os critérios de risco e consolidar toda informação de risco dos contrapartes, produtos, canais e ambientes operacionais, em linha com recentes regulamentações publicadas pelos principais reguladores do mercado.